Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

7 Set - 11 Set

Trabalhos realizados na 37ª semana de 2020: limpeza nos terrenos da Freguesia...
Prolongámos nesta 37.ª semana a tarefa da atenção com os logradouros escolares e completámos a tarefa ainda antes do início das aulas. Acertando com a Câmara Municipal o que cabia a cada uma das entidades e em consequência da urgência de outras tarefas foi necessário a Junta de Freguesia concluir a limpeza dos logradouros que tinham ficado sob a responsabilidade da CMG. Desde logo terminámos a limpeza nas escolas básicas do Espírito Santo, Adães Bermudes, Bairro do Pinheiro e jardim-de-infância de Alfarazes. Correspondemos ainda ao pedido de colaboração do jardim-de-infância de São Miguel e procedemos a algumas pequenas reparações necessárias naquele estabelecimento. Outra importante tarefa iniciada e concluída esta semana refere o corte da erva nos terrenos da Freguesia na zona do Noéme de Baixo e de Cima onde temos mais de duas centenas de árvores de fruto e uma área de pinhal/bosque que temos vindo a preservar. Estivemos ainda na Urbanização das Covas onde teremos de regressar e a horta comunitária onde semanalmente continuamos a prestar a colaboração possível com o enchimento dos potes de rega e a manutenção do motor, com a entrega de combustível para a o mesmo.

31 Ago - 4 Set

Trabalhos realizados na 36ª semana de 2020: limpeza dos logradouros escolares...
A limpeza dos logradouros escolares preencheu o maior número de dias de trabalho desta 36ª semana. Depois de acertarmos com a C.M.G. a “divisão das tarefas” cumprimos no decurso da semana o corte e limpeza das áreas de terreno contíguas aos edifícios escolares das Lameirinhas, da Estação, do centro Escolar da Sequeira, da Póvoa do Mileu, do bairro da Luz e Jardim de Infância de São Miguel. Todas as restantes ficaram sob a responsabilidade das equipas da Câmara Municipal. Tal como nos dos anos letivos anteriores, e como assim deve continuar, na apresentação e início do ano letivo, a 01 de setembro os docentes e auxiliares encontram os estabelecimentos de ensino devidamente limpos. A recolha dos monstros urbanos na segunda-feira e na terça-feira, a manutenção e enchimentos dos tanques/potes na horta comunitária compreendem outras tarefas que “animam” os trabalhos todas as semanas. Completamos devida mas tardiamente a limpeza nas urbanizações do Bairro da Luz, da Encharcadas e no Camalhão. A finalizar a semana e como sempre tentamos fazer, cumpre-se o ritual da lavagem e manutenção das viaturas e das máquinas utilizadas durante a semana.

24 Ago - 28 Ago

Trabalhos realizados na 35ª semana de 2020: colaborações diversas...
A 35 ª semana compreendeu a continuação dos trabalhos da semana anterior de corte e limpeza da vegetação intrusiva em zonas residenciais. Desde logo reforçámos a nossa ação na urbanização de S. Miguel, que vamos concretizando de forma alternada com outras áreas residenciais e concluiremos apenas na próxima semana. Prestámos a colaboração possível ao NDS com a limpeza e regularização do piso e envolvente do seu campo de futebol no Carapito; e aproveitámos, porque necessário, para proceder à limpeza dos arruamentos daquela localidade completando antes a mesma ação no Rio Diz e desramando os arbustos e as árvores na Aldeia SOS. Concluímos a semana procedendo à limpeza na envolvência do ringue polivalente do Bairro de São Domingos, onde ainda aproveitámos para limpar algumas ruas, que careciam também desse cuidado. Mas esta semana implicou ainda mais algumas ocorrências que destacamos, nomeadamente a reunião na horta comunitária com os hortelãos e terminámos a semana a tirar as batatas do talhão, que a junta tratou desde o mês de abril. Destacamos ainda o trabalho de colaboração com o Instituto do Sangue – Delegação de Coimbra, para disponibilizarmos a sala de conferências do edifício da Freguesia, para no domingo se realizar uma colheita de sangue com os dadores. A ultimar este “relatório semanal” destacamos ainda a nossa presença no incêndio rural que deflagrou na tarde de terça-feira nos terrenos do Noéme de Baixo. Resultou uma casa, semi-abandonada e em ruínas, queimada e uma razoável área de terreno, com pouca vegetação, também dizimada pelas chamas. Por último foi ainda necessário deslocarmo-nos ao bairro Nossa Senhora dos Remédios e recolher todo o conjunto de resíduos que estavam a ficar em grande volume junto dos contentores e ecopontos espalhados por quase todo o bairro.

17 Ago - 21 Ago

Trabalhos realizados na 34ª semana de 2020: reparações em chafarizes...
A 34ª semana iniciou-se com a recolha de monos que entretanto foram apresentados pelos cidadãos e prestámos também a colaboração à Cáritas Diocesana, nomeadamente a uma família que mudou de casa e noutra situação o transporte de mobílias oferecidas à Cáritas. Continuámos depois a limpeza urbana na Sequeira incluindo o cemitério; descemos novamente ao Bairro Nª Srª de Fátima, às Águas Santas e fomos também dando sequência a esta mesma tarefa na zona central da Guarda-gare, que concluiremos na próxima semana, porquanto optámos por realizar a limpeza, corte e varredura da vegetação na Tapada do Coelho e no Rio–Diz, incluindo a via pública, sendo que para a semana regressamos a estes mesmos locais. Por outro lado estamos em crer que desta vez teremos ultrapassado o problema de ausência de água nos Chafarizes de Alfarazes ao repararmos durante um dia a conduta principal com a abertura da vala e da reposição da conduta, de forma mais correta para que não haja falta de água quando a nascente ainda continua forte.

10 Ago - 14 Ago

Trabalhos realizados na 33ª semana de 2020: nos bairros e zonas rurais da Freguesia...
A 33ª semana continuou com as tarefas que nos acompanham por todo o verão e que se concretizam com a limpeza urbana seja na área urbana como na área rural. E dando seguimento à zona onde terminámos a semana transacta, continuámos no corte de vegetação e varredura dessa mesma vegetação na Urbanização das Barreiras, na Póvoa do Mileu, no Bairro do Pinheiro e depois para a área da Sequeira, zona central da Guarda gare, onde ainda não concluímos e de seguida cumprimos idêntica tarefa no Monte Barro e na Quintazinha do Mouratao. Foi ainda realizada a limpeza dos tanques na Póvoa do Mileu e na Quintazinha do Mouratao bem como ainda fizemos a desramagem e o corte de arbustos em algumas destas localidades. Na próxima semana faremos a conclusão da tarefa na zona da Guarda -gare e continuaremos e mais uma vez vamos passar por zonas residenciais onde já estivemos, mas este ano o crescimento da vegetação foi maior com as chuvas tardias de Junho, para além do parco número de funcionários que temos e o normal período de férias dos mesmos.

3 Ago - 7 Ago

Trabalhos realizados na 32ª semana de 2020: limpezas urbanas...
Durante a 32ª semana continuamos com a limpeza e asseio urbano nomeadamente em Alfarazes e Bairro da Luz, onde andamos pela terceira vez no corrente ano cortando a vegetação que cresce nos passeios, nas bermas e onde é necessário apararmos também os arbustos e desramamos nas árvores os ramos que crescem e dificultam a passagem das pessoas. Ainda em Alfarazes procedemos ao arranjo dos três chafarizes e bem assim que limpámos o tanque que serve de lavadouro. Bem sabemos que outros bairros da cidade precisam e vão ter nas próximas semanas o mesmo tratamento. Aproximando-se a finalização da obra do cemitério da Guarda-gare e notando algum desleixo na limpeza e corte da vegetação utilizaram-se dois dias da semana para proceder a uma limpeza mais profunda do cemitério, cortando a vegetação entre sepulturas, lavando-as também e procedemos ao corte das ervas e outras espécies arbóreas junto à capela, onde ainda contamos proceder a um arranjo das escadas e da área da terra que circunda toda a capela. Deixamos também fotografias da finalização da pintura do interior da Casa do Povo dos Galegos, cuja obra de requalificação está também a concluir-se depois de mais de um ano de obra.

27 Jul - 31 Jul

Trabalhos realizados na 31ª semana de 2020: corte e limpeza de vegetação...
Para além da recolha de monos na segunda-feira, com o decurso desta 31ª semana cumprimos uma primeira limpeza de toda a zona urbana da freguesia. Finalizámos uma primeira volta com o corte e a limpeza de vegetação intrusiva na Urbanização do Torrão e completámos a limpeza nas Lameirinhas e Malmedra. Porém, noutros locais da freguesia já é necessário renovarmos aquele mesmo desempenho e renovarmos nas próximas semanas uma nova limpeza em todos os bairros e localidades contíguas à parte urbana. Dedicámos também dois dias da semana ao cuidado no Cemitério da Póvoa do Mileu com o corte da vegetação, limpeza dos talhões vazios, varredura e regularização do piso e alargámos a nossa intervenção à área envolvente do próprio cemitério em seu redor e também nos arruamentos conexos com a edificação cemiterial. Prestámos ainda a nossa colaboração à Associação de Jogos Tradicionais com a limpeza da ramagem e folhas no terreno em frente à sede daquela importante associação da Guarda que vai desenvolver um programa de aprendizagem a prática dos jogos tradicionais a realizar com crianças e jovens. A finalizar a semana, e para além da manutenção das máquinas e viaturas e respetiva limpeza, concretizámos o desbaste e limpeza da área envolvente à conhecida Capela do Bonfim retirando a vegetação intrusiva, aparando os arbustos, recolhendo o lixo e varredura de toda a área circundante. Deixamos igualmente algumas fotografias que exemplificam a continuação dos Trabalhos, neste caso, pintura do salão principal da Casa do Povo dos Galegos.

20 Jul - 24 Jul

Trabalhos realizados na 30ª semana de 2020: no Centro de Saúde da Guarda Gare...
A 30ª semana começou, como habitualmente acontece à segunda-feira, com a recolha dos “monstros” urbanos e alguma vegetação. Este serviço, e em razão do número de pedidos, avançou até terça-feira. Realizámos o corte e a limpeza da vegetação intrusiva, que cresceu em demasia, no jardim de infância de Alfarazes, no Bairro Nossa Senhora dos Remédios. Concretizamos o corte da relva no Centro de Saúde na Guarda-Gare aparando alguns ramos de árvores e mondámos os arbustos ali existentes. Efetuámos, entretanto, a limpeza nas Urbanizações das Sete Bicas, junto aos prédios contíguos a Av. Francisco Pissarra de Matos e por fim na Urbanização do Cabeço nas Ruas, Palmira Dinis da Fonseca e Sousa Martins. A Finalizar a semana iniciámos a mesma tarefa nas Lameirinhas e mais concretamente na urbanização do Barroco. Todas estas limpezas correspondem ao corte e limpeza da vegetação intrusiva que cresce nos passeios e nos terrenos públicos ainda sem utilização. Deixamos igualmente algumas fotografias que ilustram o desenvolvimento das obras no cemitério da Guarda-Gare cuja empreitada entra agora nos remates finais sendo que depois a Freguesia terá ainda de realizar alguns trabalhos até ao final do mês de outubro.

13 Jul - 17 Jul

Trabalhos realizados na 29ª semana de 2020: remoção do material arbustivo...
A 29ª semana correspondeu à mesma tarefa habitual neste período de verão; a remoção do material arbustivo que cresce um pouco por toda a cidade nos bairros e nas vias de comunicação. E realmente em alguns locais teremos de regressar pela terceira vez para que fique o corte suficiente para o tempo de verão até ao outono. Esta semana procedemos à limpeza em toda a urbanização do Pincho, junto ao Instituto Politécnico e idêntica tarefa nos Galegos, um dos casos que realizámos em pouco mais de dois meses pela segunda vez. A findar a semana ainda procedemos à regularização do piso térreo na Catraia dos Galegos. E claro na segunda-feira procedemos à recolha de monos/monstros urbanos. Entretanto concluiu-se a pavimentação a cubos de granito no cemitério da Guarda-Gare.

6 Jul - 10 Jul

Trabalhos realizados na 28ª semana de 2020: limpeza no Centro Apostólico, Escolas...
A 28ª semana começou como habitualmente com a recolha dos monos / monstros urbanos e ainda alguma vegetação resultante dos cortes efetuados pelos particulares. Entretanto durante os restantes dias continuaram as limpezas urbanas nomeadamente nos estabelecimentos de ensino do 1ºciclo Espírito Santo e Santa Zita. Prestámos também a nossa colaboração ao Tribunal Judicial da Guarda realizando o corte e a limpeza da vegetação que cresceu em demasia na área de estacionamento daquele edifício. Idêntico procedimento de apoio e colaboração tivemos para com o centro apostólico onde está preparada uma unidade de acolhimento para doentes COVID. Nesse local realizámos o desbaste dos arbustos e o corte da vegetação que se desenvolveu de forma a ocupar a via pública e foi necessário proceder ao corte e limpeza. Depois também a horta comunitária e semanalmente vai sendo objeto de intervenção com a rega das batatas e a manutenção do motor. A finalizar a semana de trabalho procedemos ao início do corte e limpeza na urbanização do Pincho que terá a sua continuidade e conclusão na próxima semana.